Um dos critérios mais importantes na escolha de um filhote deve ser, sempre, as medidas que o criador toma para selecionar exemplares SAUDÁVEIS.
Aqui no TM, nossa preocupação com a saúde dos filhotes começa, justamente, pela testagem de todos os nossos cães para identificar a presença de várias doenças, sendo a primeira a ser testada é a displasia coxo femoral.
A displasia é classificada como uma doença hereditária, que pode acometer principalmente cães de raças grandes, mas podem ocorrer em cães de pequeno porte e em gatos.
O diagnóstico é feito pelo exame clínico e radiográfico. A partir do exame radiográfico é possível estabelecer o grau de displasia - variando de A (isento/normal) até E (grau severo).
Apenas cães com laudo A, B e C podem ser acasalados. No caso dos cães com laudo C, eles devem ser acasalados apenas com cães de laudo A.
Durante toda fase de desenvolvimento dos filhotes é absolutamente essencial que o proprietário tome precauções com:
• Piso adequado, não derrapante e que não ´force´ as articulações do filhote
• Alimentação – uma ração super premium que garanta todos os índices nutricionais e, ao mesmo tempo, mantenha o peso do filhote dentro da normalidade
• Suplementação – sempre sob orientação do veterinário, indicamos que seja fornecida suplementação específica para proteção das cartilagens.
• Castração – caso seja vontade do proprietário, recomendamos que seja feita apenas após 18 meses, uma vez que há fortes indícios de que a ausência dos hormônios sexuais interfere no desenvolvimento físico dos cães.
Comments