top of page

MORDIDAS DO FILHOTE

As mordidinhas na fase de filhote incomodam bastante e muitos clientes perguntam como fazer para melhorar.

 

Para responder, primeiro é necessário entender o motivo de eles moderem. É uma fase em que as gengivas estão coçando bastante pela troca dos dentes e eles sentem necessidade de morder algo. Morder a nossa mão, macia, dá um alivio imediato e uma sensação recompensadora pra eles. Isto faz com que as mordidinhas virem rapidamente um hábito se você deixar. Para evitar que isso ocorra, ofereça algo em troca: um brinquedo macio bom para morder, ou frutas congeladas como banana por exemplo.

 

Outro motivo que os fazem ter esse comportamento é pelo drive de presa, a vontade de caçar algo que se move herdada do lobo. Eles começam a ter esse estimulo desde muito novos quando tentam pegar as tetas e a cauda da mãe. Depois começam a brincar de caçar o rabinho dos irmãos.

 

Quando a brincadeira se torna mais pesada chegam até a ocorrer brigas entre irmãos e “broncas” da mãe. São limites impostos naturalmente, e por isso também é ruim separar os filhotes cedo demais.

 

Você consegue evitar isso da mesma forma: impondo limites desde cedo. Além disso, procure não estimular o comportamento de caça. Quando o filhote estiver tentando morder sua mão, pé ou cadarço do sapato, busque apenas bloqueá-lo. Quanto mais você movimenta suas mãos e pés para escapar, mais você aguça o drive de presa.

 

O adestramento também é fundamental para você e o seu cão falarem a mesma “língua”. Faz com que ele entenda o que você quer e não fique confuso. Cinco minutos por dia são suficientes e na internet é possível encontrar bons sites que disponibilizam um passo a passo tranquilo de ser seguido. Goldens aprendem muito rápido, basta dar o direcionamento correto.

filhote brincando
bottom of page